27 junho 2016

Resenha: A Estranha Mente de Seth - Alana Gabriela

Oi, gente! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, espero que com vocês também. Estão preparados para mais uma resenha especialíssima?! Então, vem comigo!

A Estranha Mente de Seth

Título: A Estranha Mente de Seth
Autora: Alana Gabriela
Editora: Autografia
Edição: 2015
Páginas: 146
Sinopse:
Em 1914 dá-se início a um conflito de proporções inimagináveis que marcou para sempre a história da humanidade. A I Guerra Mundial.
A barbárie e a violência desse embate destruiu uma geração inteira de poetas, artistas, escritores, músicos, de inventores e atletas.
Foram mais de 19 milhões de vidas ceifadas, entre soldados e civis. Homens, mulheres e crianças que viram suas vidas e famílias destruídas pelos horrores das bombas, tiros e gases tóxicos.
Tudo isso foi resultado de uma série de fatores que colapsaram as estruturas políticas da Europa no Início do Século XX, mas teve como estopim o atentado que levou à morte do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-húngaro, e sua esposa em 28 de Junho de 1914 em Sarajevo.
O homem que o matou chamava-se Gavrilo Princip. Um jovem engajado em uma luta revolucionária e membro do grupo terrorista Mão Negra. Os tiros deflagrados por ele acenderam o pavio de uma bomba que estava prestes a explodir.
O que se escondia por trás da mente desse homem?
Quais segredos, paranoias ou dilemas ele viveu até aquele momento?
Neste livro, Seth Richards, um jovem que em um universo fictício e em um tempo mais recente serve como um espelho do que imaginei como sendo a mente do algoz de Francisco Ferdinando. Dessa forma podemos viajar entre o brilhantismo e a psicopatia desse personagem enigmático e sombrio.
Poderemos viver junto com Seth Richards suas dúvidas entre as alucinações e a realidade, entre o conformismo e a revolução, entre o amor platônico e a violência da paixão.

Seth R. é um jovem extremista, um pensador que vive entre aulas matinais na faculdade e noites de treino numa sociedade clandestina e assassina em Vojerasa. Seth tem duas obsessões que controla com frieza e paciência: manter Lauren, seu amor platônico e sôfrego, pura para sempre e matar o conde Luendres Marquez. Tudo foi planejado. Ele tem um plano perfeito. O mártir perfeito em quem se apoiar. Seth fará o impensado e causará a Primeira Grande Guerra.

~•~

Quando eu penso que não posso mais me surpreender com um livro nacional, me vem A Estranha Mente de Seth e me deixa totalmente surpreendido. Como o próprio título já diz, o protagonista tem uma mente muito, mas muito estranha mesmo! O livro ser narrado em primeira pessoa, como uma espécie de diário, nos deixa ainda mais imersos no que se passa dentro da cabeça de Seth, um jovem que se alia à uma organização terrorista, a Face Negra, afim de matar o conde Luandres Mandrez e extinguir um império fictício presente no livo. Além disso, o garoto tem uma paixão doentia por Lauren, uma garota que ele considera tão pura a ponto de não deixar a si mesmo tocá-la. 
O começo do livro pode ser um pouco confuso -pelo menos para mim foi-, mas ao longo da trama tudo vai se encaixando e no final surpreendente, entendemos a história por completa. O foco é dado à poucos personagens, o que faz o livro ser bem curto e rápido de ler, mas nada que comprometa o que a autora quis passar. Pelo que entendi, Alana quis nos fazer sentir realmente na mente de um psicopata. A base histórica que a sinopse se refere está presente literalmente na base, na raiz da história, praticamente  todos os fatos presentes no enredo aconteceram de verdade. Ou seja, se você quer aprofundar seus conhecimentos de história, principalmente seus conhecimentos sobre o estopim da Primeira Guerra Mundial, de um jeito super interessante, eu recomendo bastante a leitura. 

Nota final: (4 de 5)

Obrigado à autora pela confiança e perdão pela demora da postagem. Foi um prazer enorme poder ter essa experiência com uma de suas obras ;) 
Então é isso, pessoal. Nossa semana de resenhas nacionais está no finalzinho, faltam apenas duas resenhas. Espero que tenham gostado e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário